
.
João Ricardo Lopes é um escritor português, nascido em 1977, na freguesia de Azurém (Guimarães). Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 1999. Pós-graduou-se em Teoria da Literatura pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas, na Universidade do Minho.
Leciona as disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa no ensino básico e secundário, tendo sido docente de Literatura Infantojuvenil na Escola Superior de Educação do Porto e no Instituto de Estudos Superiores de Fafe.
Fez a sua estreia literária em 2001, com o livro A Pedra Que Chora Como Palavras, vencedora do Prémio Revelação de Poesia Ary dos Santos desse ano, galardão atribuído pelo Município de Grândola e pela Associação Portuguesa de Escritores. A obra de João Ricardo Lopes foi já traduzida para inglês, irlandês, castelhano, francês, italiano, alemão, neerlandês, sueco, dinamarquês, polaco, romeno, servo-croata e arménio.
Venceu o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres (em 2001 e 2022) e o Prémio de Conto Maria Irene Lisboa (em 2009).
.
Leia a biografia do autor em inglês.
.

